segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Atividade 3.3

 Atividade 3.3

ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AULA PARA DESENVOLVER COM UM FILME

Nesta atividade temos que desenvolver um plano de aula com um filme, onde a proposta traz bastante satisfação tanto para nós docentes quanto para os discentes, porque o mesmo está diretamente ligado a um contexto de lazer, e entretenimento que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Sem contar que na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura e as expectativas em relação ao seu uso. Daí a importância de aproveitar essa expectativa positiva para atrair o mesmo para assuntos do nosso planejamento pedagógico.

Educar pelo cinema ou utilizar o cinema no processo escolar é ensinar a ver diferente. É educar o olhar; aprender a ver o cinema é realizar esse ritmo de passagem do espectador passivo para o espectador crítico. Os filmes podem ser definidos como uma educação informal, que necessita de uma metodologia para ter melhor aproveitamento na sala de aula. O mesmo atua como um elemento de aprimoramento cultural e intelectual dos docentes e dos discentes.

Temos por objetivos, analisar o rendimento dos alunos, debater a importância do filme em sala de aula, a temática do mesmo tornando a visão dos alunos mais crítica avaliativa e analisar a compreensão dos mesmos com relação ao filme.

Com isso iremos utilizar como metodologia uma aula expositiva dialogada, com a exposição do filme em um dispositivo de multimídia. Após o filme sucedeu-se uma pequena discussão sobre a temática, os momentos mais impactantes para eles e o porquê, e em seguida a aplicação do questionário sobre o filme abordado.

A ação didática vai ser planejada em três momentos tudo para que venha a alcançar todos os objetivos, primeiro conferir o vídeo antes e conhecê-lo, deixá-lo no ponto antes da exibição e conscientizá-los da importância da inserção de filmes no âmbito de sala de aula e expor de que se trata o filme, em um segundo momento tem-se a exposição do mesmo e o terceiro momento vão ser propostos alguns caminhos para uma discussão e a análise da temática e adotar uma avaliação por escrito.

No entanto após tudo isso iremos avaliar se foram atingidos os objetivos esperados, se os alunos se sentiram satisfeitos com o plano de aula e em seguida iremos avaliar a atividade escrita que cada aluno fez para que com isso, tenhamos a certeza se o trabalho foi gratificante para a aprendizagem dos alunos e se prestaram a atenção no decorrer da atividade comparando a escrita com relação a temática acometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário