ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AULA PARA DESENVOLVER COM UM FILME
Nesta atividade temos que desenvolver um plano de aula com um filme, onde a proposta traz bastante satisfação tanto para nós docentes quanto para os discentes, porque o mesmo está diretamente ligado a um contexto de lazer, e entretenimento que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Sem contar que na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura e as expectativas em relação ao seu uso. Daí a importância de aproveitar essa expectativa positiva para atrair o mesmo para assuntos do nosso planejamento pedagógico.
Educar pelo cinema ou utilizar o cinema no processo escolar é ensinar a ver diferente. É educar o olhar; aprender a ver o cinema é realizar esse ritmo de passagem do espectador passivo para o espectador crítico. Os filmes podem ser definidos como uma educação informal, que necessita de uma metodologia para ter melhor aproveitamento na sala de aula. O mesmo atua como um elemento de aprimoramento cultural e intelectual dos docentes e dos discentes.
Temos por objetivos, analisar o rendimento dos alunos, debater a importância do filme em sala de aula, a temática do mesmo tornando a visão dos alunos mais crítica avaliativa e analisar a compreensão dos mesmos com relação ao filme.
Com isso iremos utilizar como metodologia uma aula expositiva dialogada, com a exposição do filme em um dispositivo de multimídia. Após o filme sucedeu-se uma pequena discussão sobre a temática, os momentos mais impactantes para eles e o porquê, e em seguida a aplicação do questionário sobre o filme abordado.
A ação didática vai ser planejada em três momentos tudo para que venha a alcançar todos os objetivos, primeiro conferir o vídeo antes e conhecê-lo, deixá-lo no ponto antes da exibição e conscientizá-los da importância da inserção de filmes no âmbito de sala de aula e expor de que se trata o filme, em um segundo momento tem-se a exposição do mesmo e o terceiro momento vão ser propostos alguns caminhos para uma discussão e a análise da temática e adotar uma avaliação por escrito.
No entanto após tudo isso iremos avaliar se foram atingidos os objetivos esperados, se os alunos se sentiram satisfeitos com o plano de aula e em seguida iremos avaliar a atividade escrita que cada aluno fez para que com isso, tenhamos a certeza se o trabalho foi gratificante para a aprendizagem dos alunos e se prestaram a atenção no decorrer da atividade comparando a escrita com relação a temática acometida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário