sábado, 10 de setembro de 2011

“VIAJANDO NO MUNDO MÁGICO DA LEITURA”


PROJETO DE LEITURA:




VIAJANDO NO MUNDO MÁGICO DA LEITURA








IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO




PROJETO DE LEITURA
TEMA: Viajando no mundo Mágico da Leitura
PROFESSORAS: Antonia Ivone e Nilza Campos
ANO: 4º      TURMA: “A”      TURNO: MATUTINO
PERÍODO: De agosto à setembro









Escola Municipal Ricardo Sérgio de Lucena Melo
Educar para a Vida Inteira

Projeto: Viajando no mundo mágico da Leitura.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental

Justificativa:
        As estórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e a de se expressar. Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
       Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as estórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto de leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
       Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades da escola.

Objetivos:
GERAL:
·         Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar visando à formação do caráter do educando a melhorar a qualidade do ensino aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.

ESPECÍFICOS:
·         Incrementar a leitura no âmbito escolar;
·         Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo ensino aprendizagem;
·         Proporcionar situações de leitura compartilhada;
·         Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita, (livros, revistas) para que eles possam manuseá-los;
·         Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios de conto e leitura de estórias;
·         Participar de situações de contos e leitura de estórias;
·         Observar e manusear livros;
·         Construir o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações de leitura de estórias;
·         Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, entre os colegas de sala.

METODOLOGIA:
·         O aluno deverá ler um ou mais livros de da sacola e fazer um registro, através de desenho, da escrita, montagem, colagem ou outra forma criativa.
·         O aluno faz apresentação na sala para os colegas do livro que leu e seu registro.
·         Apresentação através de teatro.
·         Produção de texto, usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.
·         Produção de textos.
·         Compreensão e interpretação dos textos.

RECURSOS:
·         Diversos livros de estórias;
·         Cadernos de registros;
·         Livros de receitas.

AVALIAÇÃO:
·         Durante todo o processo;
·         Interpretação de texto;
·         Observação e participação do aluno;
·         Registro do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário