sábado, 15 de outubro de 2011

Se alguém lhe perguntasse qual é a mais nobre
das profissões, o que você responderia?
Talvez a resposta correta seja: todas. Todas as que são exercidas com nobreza.

Todavia, há uma profissão da qual praticamente todas as demais dependem: é a de professor.

Esse profissional é o grande responsável pela formação intelectual dos seres que passam pelas salas de aula. E não são poucos.

O professor é quase um segundo pai, e a professora, uma segunda mãe, já que têm o poder de influenciar sobremaneira na formação dos caracteres de seus alunos.

Por isso, a profissão do educador é uma das mais nobres e também de grande responsabilidade.
Se todo professor tivesse consciência da gravidade da ação que exerce sobre seus educandos, certamente a nossa sociedade seria melhor.

Não queremos dizer que toda responsabilidade pese sobre o professor, mas grande parte dela, já que os pais são os maiores responsáveis pela conduta moral dos filhos.

No entanto, há professores e professores.



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Elaboração de um plano de aula para desenvolver com um filme

 

Como estimular a prática do inglês no cotidiano com o filme "Melhor é Impossível"

Introdução
A comédia romântica Melhor É Impossível traz grandes nomes de Hollywood, como Jack Nicholson, no papel de um homem cheio de excentricidades e pouco tolerante com as diferenças das pessoas ao seu redor, e Helen Hunt, que vive uma garçonete - ambos vencedores do Oscar por essa atuação. Racista, machista e homo fóbico, o protagonista da trama acaba tendo de lidar justamente com pessoas pelas quais ele sente preconceito. Além do vocabulário, o filme oferece uma oportunidade de incentivar a prática oral.

Objetivo
Aprender vocabulário sobre atividades do cotidiano, hábitos e manias.

Conteúdo
Conjugação verbal (presente simples), vocabulário relativo ao cotidiano e expressões linguísticas que denotam preconceito.

Trechos selecionados
Cena sobre a personalidade do protagonista (cena 1 - 3m38s a 04m45s; cena 2 - 10m10s a 10m42s); os diálogos preconceituosos com o vizinho e o empresário (cena 1 - 0m27s a 3m37s; cena 2 - 05m48s a 10m09s); conversas com a garçonete (cena 1 - 10m42s a 14m40s; cena 2 - 21m15s a 23m22s; cena 3 - 32m46s a 34m40s).

Atividades
Antes de iniciar a exibição, peça que os estudantes fiquem atentos às expressões relativas à rotina e as que demonstram preconceito e anotem tudo. Passe o filme em inglês e com legenda em inglês. Depois, liste as expressões anotadas e busque construir traduções coletivamente. Estimule a garotada a debater, em inglês, a mudança de comportamento do protagonista após ser obrigado a sair de sua zona de conforto.

Avaliação
Observe a participação de cada um no debate e encomende uma resenha crítica (desde que o gênero já tenha sido trabalhado).
Professora: Ruth Célia
Professora de inglês na Escola Municipal Ricardo Sérgio de Lucena Melo

 
 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Atividade 3.3

 Atividade 3.3

ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AULA PARA DESENVOLVER COM UM FILME

Nesta atividade temos que desenvolver um plano de aula com um filme, onde a proposta traz bastante satisfação tanto para nós docentes quanto para os discentes, porque o mesmo está diretamente ligado a um contexto de lazer, e entretenimento que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Sem contar que na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura e as expectativas em relação ao seu uso. Daí a importância de aproveitar essa expectativa positiva para atrair o mesmo para assuntos do nosso planejamento pedagógico.

Educar pelo cinema ou utilizar o cinema no processo escolar é ensinar a ver diferente. É educar o olhar; aprender a ver o cinema é realizar esse ritmo de passagem do espectador passivo para o espectador crítico. Os filmes podem ser definidos como uma educação informal, que necessita de uma metodologia para ter melhor aproveitamento na sala de aula. O mesmo atua como um elemento de aprimoramento cultural e intelectual dos docentes e dos discentes.

Temos por objetivos, analisar o rendimento dos alunos, debater a importância do filme em sala de aula, a temática do mesmo tornando a visão dos alunos mais crítica avaliativa e analisar a compreensão dos mesmos com relação ao filme.

Com isso iremos utilizar como metodologia uma aula expositiva dialogada, com a exposição do filme em um dispositivo de multimídia. Após o filme sucedeu-se uma pequena discussão sobre a temática, os momentos mais impactantes para eles e o porquê, e em seguida a aplicação do questionário sobre o filme abordado.

A ação didática vai ser planejada em três momentos tudo para que venha a alcançar todos os objetivos, primeiro conferir o vídeo antes e conhecê-lo, deixá-lo no ponto antes da exibição e conscientizá-los da importância da inserção de filmes no âmbito de sala de aula e expor de que se trata o filme, em um segundo momento tem-se a exposição do mesmo e o terceiro momento vão ser propostos alguns caminhos para uma discussão e a análise da temática e adotar uma avaliação por escrito.

No entanto após tudo isso iremos avaliar se foram atingidos os objetivos esperados, se os alunos se sentiram satisfeitos com o plano de aula e em seguida iremos avaliar a atividade escrita que cada aluno fez para que com isso, tenhamos a certeza se o trabalho foi gratificante para a aprendizagem dos alunos e se prestaram a atenção no decorrer da atividade comparando a escrita com relação a temática acometida.